FALAR é a melhor SOLUÇÃO!
O assunto é um tabu e, como tal, quase não falamos sobre ele. As pessoas evitam o tema por não saber como abordá-lo. O suicídio vem, essencialmente, de um estado depressivo, que, por sua vez, pode ser causado por inúmeros gatilhos: falta de dinheiro, solidão e problemas familiares são alguns dos fatores que podem levar a essa tragédia.Tendo em vista que tirar a própria vida é uma decisão extrema para fugir do que é considerado um problema sem solução, a melhor forma de evitá-lo é detectar quando a possibilidade existe e agir a tempo.
O QUE É O SETEMBRO AMARELO
Criado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou suas primeiras atividades no Brasil em 2015. A cor amarela, que representa a campanha, foi escolhida para simbolizar a chama da vida e da esperança. E o mês de setembro foi escolhido por ser o período que concentra o maior número de ocorrências de casos de suicídio. Para se ter uma ideia do quão importante é falar sobre o tema, dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que o suicídio já é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. E não são só os adolescentes que não conversam sobre o assunto: pessoas de qualquer idade podem ter um bloqueio de falar sobre algo tão importante, como se abordar o assunto fosse deixá-lo em evidência na cabeça de quem está depressivo. A conversa pode abrir novas perspectivas e até mesmo alertar a outra pessoa para tomar medidas mais drásticas para solucionar a situação.Por isso é tão importante que a sociedade como um todo, família, amigos, escola e grupos de trabalho, esteja atenta aos menores sinais, disposta e preparada para discutir o tema e encaminhar a pessoa para um tratamento que a trará um novo olhar sobre a vida e a vontade de prosseguir.
- Tristeza persistente;
- Postagens relacionadas a suicídio ou depressão profunda nas redes sociais;
- Perda de interesse em atividades que antes davam prazer;
- Fadiga;
- Falta de energia;
- Alteração no sono;
- Irritabilidade;
- Alterações no apetite;
- Choro sem razão aparente;
- Ideias de morte;
- Dores e sentimento de inutilidade.
Observar os menores sinais pode fazer a diferença
Muitas vezes, o diálogo até acontece. Porém, quem ouve uma pessoa falar que não tem mais vontade de viver e que, muitas vezes, tem vontade de tirar a própria vida, pode acabar por não dar a atenção devida a essa fala tão séria. Além de não ignorar esse tipo de fala, também é preciso ficar atento a outros sinais que são dados, que podem indicar a depressão e a vontade de se suicidar. Alguns dos sintomas que devem ser acompanhados e levados a sério:
Sinais de que a pessoa pode estar pensando em suicídio:
- Frases como “eu preferia estar morto”, “eu sou um perdedor e um peso pros outros”, “os outros vão ser mais felizes sem mim”, “queria poder viajar e nunca mais voltar”;
- Abandono de um hobby sem substituição por outro;
- Desleixo repentino com a saúde, higiene pessoal e aparência;
- Isolamento;
- Mudança abrupta de comportamento (o extrovertido se tornar introvertido e vice-versa);
- Alterações constantes de humor (euforia x tristeza).
O que eu posso fazer?
Mostre-se aberto e interessado em ajudar. Ouça. Sério, ouvir e mostrar-se atento ao que a pessoa está falando é muito importante! Evite termos como: “supera isso!” ou “é só frescura, logo passa”. Quando uma pessoa está sentido-se mau consigo mesma, a última coisa que ela precisa é desse tipo de apoio. Seja gentil e mostra-se aberto.
Outra coisa, você pode até ouvir, mas por favor, indique um acompanhamento profissional com Psicólogos e ou Psiquiatras. Você não vai ser a solução dos problemas da pessoa. Além disso, você também pode indicar o CVV, que pode ajudar vocês naquele momento, pois estão a uma ligação ou a um chat de distância e atendem 24h.
Vale lembrar que o Setembro Amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca salvar vidas através da informação e da conversa e deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas.
Agora que você já sabe mais sobre a importância do Setembro Amarelo e da prevenção do suicídio, que tal compartilhar esse post e deixar seus amigos cientes também?
Você pode salvar uma vida!!
Minhas redes sociais!!
Instagram: @evyllenboaventura
Facebook: Evyllen Paloma Boaventura





Comentários
Postar um comentário